-Aconteceu!
Aconteceu em Bethânia a cerca de 8-km de Altamira-Pa, o encontro de multiplicadores da CFE 2010. No primeiro dia, 05-02-2010 foi apresentado a introdução do texto base da CFE 2010 com o tema Economia e Vida e o lema não podeis servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6,24) pela terceira vez se tem uma Campanha da Fraternidade Ecumênica. Com o objetivo de Sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas que a constituem e denunciar a perversidade de todo modelo econômico que vise em primeiro lugar o lucro, sem se importar com a desigualdade, miséria, fome e morte. Falou-se de ecumenismo e foi apresentado o CAIC ( Conselho Amazônico de igrejas cristãs) e o CONIC (Conselho Nacional de igrejas cristãs).
No segundo dia, 06-02-2010 foi estudado o Ver e o Julgar. O Ver – A vida em primeiro lugar, foi recordado o ontem, houve a apresentação de novas pessoas que chegaram para a formação. Iniciaram-se os trabalhos de grupo – dividiu-se em sete grupos Para refletirem sobre vários temas propostos. Assistiram ao filme Ilha das Flores, escutaram músicas de Andreas Bocelli e Celine Dion para que pudessem refletir e sentir a espiritualidade. O grupo reagiu com várias reflexões, canções e dramatizações sobre o tema da CFE. O dia foi de muito trabalho produtivo, encerrando-se com o filme da CFE 2010 e confraternização com muito forró, pipoca, refrigerantes, e um bom vinho.
No terceiro dia, 07-02-2010 foi à hora do AGIR- COMO VIVER HOJE A BOA NOVA DE JESUS? No Âmbito social: Política de direitos, Participação consciente por justiça, Escolha e acompanhamento de políticos, no Âmbito comunitário, Unir forças na luta por direitos e igualdade, Militância através da sociedade organizada, no Âmbito eclesial, Serviço a Deus e aos irmãos, Espaço para educação e mobilização, Formação da consciência e no Âmbito pessoal, Respeito aos direitos, Cuidado com a natureza e Justa hierarquia de valores.
-Propostas e ações: - visitas às famílias para conhecer a realidade e depois conscientizá-las sobre as CFE para valorização da vida.
-cada pessoa é chamada a não prática a corrupção afastando-se da desonestidade e viver em partilha no amor fraterno.
As ações concretas os participantes irão tirar após o encontro com suas comunidades.
“Disse Jesus: peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste” João: 1721
Por Roseane Brito das Silva.